quinta-feira, 14 de maio de 2009

História e Política

Sabemos que os acontecimentos escandalosos envolvendo a política têm suas raízes cravadas na história, não podemos fechar os olhos para a realidade que nos cerca.
Gostaria de tratar da política brasileira de forma geral, mas para ficar mais preciso quero usar Pernambuco com seus fatos históricos que mudaram o Brasil.
Minha insatisfação é com o conformismo e a conduta passiva das pessoas em relação aos acontecimentos políticos, tivemos grandes acontecimentos históricos e gostaria de mencioná-los:
- A insurreição pernambucana onde o nosso povo se uniu para expulsar os holandeses de Pernambuco, esse episódio ficou conhecido como a batalha dos Guararapes, onde o povo esqueceu sequer por alguns dias a desigualdade, índios, negros, mulatos e brancos se uniram com lanças e espadas para expulsar o colonizador holandês, criando uma identidade nativista, devo concordar que tiveram ajuda de Portugal para que a expulsão fosse possível, mas o que quero enfatizar é a união das pessoas em lutarem por seus objetivos visando o bem de todos.
- A revolução pernambucana de 1817, que teve como líder o comerciante Domingos José Martins que uniu forças com os militares patriotas, com civis, com políticos e comerciantes. A pátria estava acima de tudo e eles pregavam um ideal de igualdade, liberdade.
Os revolucionários queriam instituir uma república, queriam a independência do Brasil em relação a Portugal e a igualdade entre as pessoas, portando eram também contra o escravismo. Em 1817, Pernambuco conseguiu bandeira própria, constituição mesmo que provisória, embaixada nos EUA e acima de tudo a liberdade, as pessoas choravam e festejavam de alegria, o orgulho nacionalista e o patriotismo era o lema para quebrar a monarquia.
- A confederação do equador que também propôs a liberdade, eles eram contra a monarquia e os privilégios do imperador. Desde a chegada da corte portuguesa ao Brasil os brasileiros se sentiam insatisfeitos com os altos impostos e as limitações impostas pela coroa portuguesa. E uma das figuras mais importantes foi Frei Caneca, que também participou da revolução de 1817.
Depois de ter citado alguns dos muitos movimentos e revoltas pela independência, liberdade, igualdade, justiça, nós pernambucanos como podemos negar esse heroísmo?
Como podemos negar todas essas batalhas e o sangue derramado dos revolucionários?
Por que o povo brasileiro e o Pernambucano que teve esses acontecimentos históricos lindos, lutando por valores universais consagrando a independência se conforma diante das desigualdades?
Por que muitos não querem votar e exercer seus direitos? Cada voto nulo é a forma de mostrar que o sangue derramado foi em vão.
Onde está o orgulho que sempre fez parte do nosso povo, onde estão as lágrimas e os sorrisos pela nossa liberdade, onde está nossa revolta quando alguém fere nossa constituição ou quando comprometem a democracia?
Não devemos decepcionar aqueles que lutaram para um futuro mais justo e igualitário, o nosso compromisso é com a mudança e sempre devemos exaltar a liberdade, igualdade e fraternidade.


***************************************

Por Gileat Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, comente!!