domingo, 19 de abril de 2009

A importância de Maurício de Nassau para Pernambuco

Com os conflitos e a resistência Pernambucana ao domínio holandês, a companhia das índias ocidentais interessada em sanar as grandes dificuldades para administrar Pernambuco, resolveu contratar o príncipe alemão João Maurício, Conde de Nassau que era grande administrador e acabou gerando grandes esperanças para os holandeses.
Nassau despertou nos Holandeses grande interesse devido a sua educação, ele era calvinista e grande conhecedor da arte militar, além de ter grande afeição com as ciências e artes.
A chegada de Nassau em Pernambuco ocorreu no dia 23 de janeiro de 1637. Esta foi à primeira frase de Maurício de Nassau quando chegou ao Brasil “Um belo país que não tem igual sob o céu”. Na sua embarcação vinham com ele, cientistas, pintores, astrônomos, poetas e toda uma elite intelectual. Ele preocupou-se primeiramente em impor respeito aos inimigos e organizar as forças militares.
Vejamos as grandes contribuições de Nassau para Pernambuco:
-Ele convocou a primeira assembléia e decretou liberdade de culto religioso.
-Nassau fez a primeira documentação das terras brasileiras. Documentou toda a paisagem, que retratavam animais, frutas da região.
-Fez um jardim botânico, um zoológico e ainda ergueu um observatório astronômico.
-Drenou os pântanos, transformando-os em jardins à moda holandesa. Construiu não um, mas dois palácios na cidade.
- Construiu a primeira ponte das Américas. Foi feita em madeira e media 318 metros de comprimento. Um prodígio para engenharia do Século XII.
- Abriu os portos, construiu um teatro, construiu escolas.
- Foi ele que inventou a ecologia. Foi decretado por ele que era proibido derrubar cajueiros.
-Remodelou e organizou Recife.
-Concedeu créditos aos senhores de engenho.
Na inauguração da ponte do Recife, Nassau para atrair o povo que estava disperso em todo o Recife, criou o espetáculo do boi voador. A inauguração ocorreu num domingo no dia 28 de fevereiro de 1644. “E a gente rude ficou admirada, tanta gente passou de uma parte para outra parte, que naquela tarde rendeu a ponte 1.800 florins” relato de Freio Manuel Calado.
Nassau conseguiu cativar o povo de sua época com sua forma de governar, a companhia das índias ocidentais, queria que ele explorasse, cobrasse os impostos, mas ele fascinado pelo Recife não podia impor uma forma de governo rude, o que gerou descontentamento na Companhia das Índias Ocidentais. A Companhia estava precisando do dinheiro que Nassau deveria enviar de Pernambuco, Nassau rejeitou cobrar os impostos e pediu sua demissão.
Nassau partiu no dia 6 de maio de 1644, foi para Haia na Holanda onde construiu uma mansão toda feita com madeira brasileira, e encheu a mansão com quadros que retratavam a flora e a fauna do Brasil. Nassau transportou para as terras úmidas e de clima frio um pouco do Brasil que tanto lhe fascinava, e ele admitia, já que não ficava no Recife, levava o Recife para sempre com ele.
Certa vez eu estava assistindo uma aula sobre a conquista Holandesa em Pernambuco e a professora disse que Maurício de Nassau não merecia nome de faculdade, agora eu pergunto a vocês, merece ou não merece?
*******************************************************************************
Por Gileat Paulino


7 comentários:

  1. Pow Gili, depois disso tudo tua professora ainda disse que o nome dele não merecia ser posto como um nome de faculdade???????????????
    ela tá é doida
    o nome dele merece muito mais que isso
    gostei do documentário!!

    ResponderExcluir
  2. Isso sim que é um homem de histórias. Muito bom saber das informações.

    ResponderExcluir
  3. Ai que ótimo issu era tudo que eu precisava para fazer um trabalho!! òtimoo@@

    ResponderExcluir
  4. Muuuiitooo boom! adooreei!muito interessante..gosteei do documentário..
    e essas informações ajudaam mta geente.eu por exemplo,estou fazeendo um trab. na escoola e isso me ajudoou mto!vlw!
    Continue assim Gileat!vc vaai loonge!;D

    Luh

    ResponderExcluir
  5. sua professora é mesmo louca!! claru q a faculdade merece o nome dele!!
    Muito obrigada!! vc me ajudou muito na pesquisa q tinha q fazer sobre ele!!

    ResponderExcluir
  6. bem gili, o teu prifessor ele é doido depois de todo isso que nassau fez pow pernambuco ele ainda diz que o grande nassau nao nmerece ser posto o nemo de faculdade . eu gostei muito do documentaria!

    ResponderExcluir
  7. Vc é muito interessante explicou td certinha parabéns

    ResponderExcluir

Participe, comente!!